Oxigenoterapia hiperbarica

Ainda pouco conhecida, a Oxigenoterapia Hiperbárica é uma especialidade médica que proporciona ao paciente respirar oxigênio puro (100%), enquanto fica submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar. Esse procedimento terapêutico leva ao aumento da quantidade de oxigênio transportado através do sangue, potencializando em 20 vezes o volume que circula no organismo dos indivíduos que estão respirando ao nível do mar.

Todo tratamento ocorre dentro da Câmara Hiperbárica, um equipamento médico fechado, resistente à pressão, de formato cilíndrico e que é construído de aço ou acrílico, e que pode ser pressurizado com ar comprimido ou oxigênio puro. O equipamento apresenta grande porte, o que permite a acomodação de vários pacientes simultaneamente.

O procedimento realizado através da Medicina Hiperbárica é indicado para feridas de difícil cicatrização (pés diabéticos e nas nádegas de pessoas acamadas por um longo período); infecções graves com destruição muscular de pele ou gordura subcutânea, lesões nos órgãos internos caudas tardiamente por radioterapia; entre outras especialidades.