A clínica

A Unidade de Apoio ao Diabético (UNIAD), surgiu da conjugação de esforços do cirurgião Vascular, Dr.Paulo Santos Pantoja, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, especialista em cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira e membro efetivo da SBMH (Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica) e da Dra.Marisa Costa Bourboun, endocrinologista, membro da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia.

A UNIAD, fundada na década de 90 ,devido aos pacientes diabéticos, oriundos tanto da cirurgia vascular quanto da endocrinologia, convergiam para um lugar comum e que haviam contradições nos procedimentos terapêuticos aplicados, resultando em fracasso na cura de feridas de muitos membros afetados.

Com o advento da oxigenoterapia Hiperbárica, coadjuvante a todos os esquemas terapêuticos aplicados e a troca de conhecimentos entre 3 especialidades diferentes, o atendimento dos pacientes deveria ser multidisciplinar com a atuação de outros profissionais como da nutrição, fisioterapia, enfermagem especializada em tratamento de feridas, educação física e psicologia. Disciplinas que se articulam para formação da UNIAD. Com essas atividades e avanços terapêuticos, houve uma redução significativa nas indicações de amputações e descompensação metabólica. Esta conduta multidisciplinar é a recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da saúde do Brasil.