Angiologia

Especialidade médica que objetiva cuidar o sistema circulatório, órgão formado por vasos sanguíneos (veias e artérias) e vasos linfáticos. No Brasil, o médico angiologista atua em conjunto com a cirurgia vascular, com responsabilidade de diagnosticar e estudar doenças vasculares com patologia clínica, ou seja, que dispensam métodos cirúrgicos.

A Angiologia é uma responsável pelos tratamentos de varizes, microvarizes e vasinhos, alterações no sistema circulatório que surgem com mais frequência nos membros inferiores e que acometem a saúde e a estética de homens e mulheres. Assim, cabe ao angiologista tratar as doenças circulatórias em fase primária, bem como realizar a prevenção das mesmas, através de orientações e cuidados com a medicação, alimentação e hábitos saudáveis.

Nos casos de pacientes diabéticos, a consulta com médico especialista em angiologia é importante para o diagnóstico do “Pé diabético”, patologia que representa um grande desafio aos especialistas. As alterações anatomopatológicas do diabete mellitus são numerosas e entre elas estão:
- A perca de dos reflexos do tendão, das rótulas e do calcanhar;
- Desaparecimento gradativo da sensibilidade térmica e dolorosa, além de anestesia;
- A falta da sensibilidade leva ao aparecimento da gangrena diabética.

Para o diagnóstico o especialista precisa realizar um exame físico da região externa acometida. Como tratamento o paciente deve procurar seu médico com frequência para controle do potencial evolutivo, além do controle rigoroso da glicemia através da dieta e de insulina ou hipoglicemiantes orais, associados a limpeza diária e ao tratamento precoce das lesões.